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Protecção Civil alerta para risco devido ao calor

Protecção Civil alerta para risco devido ao calor - País - Notícias - RTP

Segundo a RTP, a Protecção Civil alerta para risco devido ao calor, com temperaturas a chegar aos 40º C.

De tal modo que, para a população mais vulnerável (Idosos, crianças, sem-abrigo e doentes foro cardíaco e respiratório) devem adoptar medidas de auto-protecção:

  • Hidratar com regularidade (>2 litros/dia)
  • Evitar actividades físicas, principalmente no exterior
  • Não viajar de carro nas horas de mais calor

Recomendamos ainda, há população em geral, o uso de protector solar.

Fonte: http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=565302&tm=8&layout=121&visual=49

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Ruído do tráfego ligado a um maior risco de enfarte do miocárdio

A exposição ao ruído de tráfego, independentemente dos níveis de poluição do ar, pode aumentar o risco de ter um enfarto agudo do miocárdio (EAM), sugere um estudo dinamarquês, publicado em Março de 2012.

Em cada aumento de 10 decibéis no ruído do tráfego perto da casa de uma pessoa, o risco de ter um episódio de EAM durante um período de 10 anos foi 12% mais elevado, de acordo com o investigador dinamarquês Mette Sørensen,  do Institute of Cancer Epidemiology, Danish Cancer Society em Copenhague, e seus colegas.

A relação foi linear e dose-dependente em toda a gama de exposições de ruído (42 a 84 dB), segundo os pesquisadores.

Estudos anteriores têm demonstrado associação entre risco de doença isquêmica miocárdica com o ruído de tráfego e poluição do ar ambiente, mas poucos estudos têm incluído as duas medidas.

Para explorar ainda mais o problema, Sørensen e colegas analisaram dados de moradores de Copenhaga, com idades entre 50 a 64 no início do estudo. A análise incluiu 50,614 pessoas que não tinham registo de cancro nem de doença arterial coronariana.

Os investigadores estimaram o ruído do tráfego usando os endereços da residência dos participantes recolhendo os níveis estimados de monóxido de azoto, como medida de exposição ao ar poluição.

Através de um acompanhamento médio de 9,8 anos, registaram-se 1.600 EAM’s identificados através dos registros nacionais e de processos clínicos. Os EAM’s eram mais frequentes a níveis mais elevados de exposição ao ruído de tráfego

Essas associações foram ajustadas para a exposição à poluição do ar, idade, sexo, escolaridade, tabagismo, duração e intensidade, o consumo de frutas e vegetais, índice de massa corporal, consumo de álcool, nível de atividade física, ano calendário e comboios e ruído do aeroporto.

Embora os resultados não podem definitivamente se estabelecer uma relação de causa e efeito entre o ruído do tráfego e risco de EAM, os pesquisadores notaram que o ruído em geral, induz a uma resposta de stress com hiperatividade do sistema nervoso simpático seguida de uma elevação da pressão arterial, frequência cardíaca e vasoconstrição arterial.

Além disso, o ruído afecta o eixo hipotálamo-hipófise-adrenal, levando a aumento dos níveis de cortisol e, se o ruído for durante a noite pode perturbar o sono, condicionando a função metabólica e a função endócrina e prejudicar o sistema imunitário.

Eles reconheceram algumas limitações do estudo, incluindo o facto de que a população estudada maioritariamente urbana não é representativo de toda a população dinamarquesa, a possível influência de falecimento por outras causas, as incertezas nas avaliações de exposição ao ruído, a falta de informação noutras fontes de ruído e possível confusão residual com factores não controlados, tais como história familiar de EAM.

Fonte: Sørensen M, et al “Road traffic noise and incident myocardial infarction: a prospective cohort study” PLoS One2012; DOI: 10.1371/journal.pone.0039283.

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Cinco hábitos saudáveis para tomar nota

1. Fruta: 

Faça pelo menos a ingestão de cerca de 5 porções (80g) de fruta e vegetais, por dia.

Fruta

2. Corte na gordura saturada:

Troque as gorduras saturada, como a manteiga e a banha por gorduras insaturadas, como o azeite e os óleos de girassol. Remova toda a gordura e pele visível da carne vermelha e de aves. Utilize leite desnatado e outros produtos lácteos.

3. Corte no sal:

Evite adicionar sal na confecção da sua comida, mas verifique também os rótulos da comida pré-confeccionada e procure por sódio.

4. Inclua mais peixe gordo:

Tente ter pelo menos uma porção de peixe gordo por semana e se já sofre um enfarte agudo do miocárdio, suba a dose para 2 a 3 porções por semana. Os peixes gordos contém Ómega-3, que podem ajudar a manter o coração saudável e prolongar a sobrevida após um evento cardiovascular, se ingeridos regularmente.

5. Observe as suas porções:

Alimentação! Uma dieta equilibrada deve ajudar a manter o peso sob controle, mas é importante manter o tamanho das porções de forma correcta. Recomendamos usar um prato mais pequeno, por exemplo. Mas também tenha sempre atenção no ajuste das porções: Metade do prato deve ser legumes ou outros vegetais.